Miss Davy

Como Organizar Documentos Domésticos

Final de ano, começo de ano, mudança de casa são uma daquelas datas perfeitas para dar uma geral em tudo e realizar tarefas como organizar documentos doméstico e dar um limpa nas gavetas ver o que pode jogar fora e o que deve ser arquivado.

Mas o problema é por onde começar?

Porque é realmente falar é fácil, o difícil é saber o que fazer com toda aquela papelada acumulada pelos armários e gavetas da casa. São contas, recebidos, manuais, certidões e por aí vai! Organizar documentos domésticos é sempre aquele stress.

Então confera algumas dicas bem práticas para se livrar da bagunça causada pelos documentos domésticos.

Tire um tempo livre

Arrumar o escritório ou o cantinho da casa destinado a guardar a papelada do dia a dia é muito chato, e com certeza você vai sempre ter algo bem melhor para fazer, principalmente quando começar a ver aquele montinho te olhando.

E para não desisti logo de cara e enfiar tudo no armário de novo, tire um tempo livre só para isso e procure começar e terminar no mesmo dia se possível, por que senão você vai enrolar, e digo isso por experiência própria, se a gente começar e não terminar no mesmo dia a bagunça vai diminuir, mas vai continuar lá.

Arquive, Recicle, Jogue Fora

Como Organizar Documentos Domésticos

Agora que você já se preparou para encarar o problema é hora de começar!

Pegue todos os papéis e começar a analisar um por um, e divida-os em 3 pilhas, um para jogar fora, outra para reciclagem, e outro para arquivar.

Para evitar qualquer problema futuro, quando for jogar os papéis no lixo procure rasgá-lo principalmente os que contenham dados pessoais como nome, endereço, CPF, entre outros.

E sempre que puder recicle! Papéis em bom estado, que não estejam com etiquetas, cola, engordurados e sujos podem ser reciclados! Saiba mais.

Hora de Organizar

Agora que você já jogou tudo o que não precisa mais, é hora de organizar os documentos domésticos, começando pela pilha do “Arquive”.

Nesse momento o ideal é que você encontre a própria maneira de organizar os seus papéis de um jeito que fique mais fácil para você encontrá-los depois.

Eu mesma já tentei várias ‘fórmulas’ para organizar o escritório, de pastas sanfonadas divididas por ano aos fichários e alguns métodos realmente não funcionaram para mim.

Na verdade achei o método da Marie Kondo bem a minha cara, pois quando se trata de papéis ela tem uma regra básica ‘jogue fora tudo que não te trás alegria!’.

Mas como não dá para sair simplesmente jogando tudo que não trás alegria, vou dividir aqui o que realmente funciona pra mim hoje, graças a ajuda da minha mãe que é arquivista (Valeu mãe!).

  • Para aqueles arquivos que precisam ser guardados por 5 anos coloque em pastas divididas por ano, separando em subpastas por espécie como contas de luz, contas de telefone…
  • As contas do ano corrente coloque em uma pasta sanfonada, divida por mês ou por espécie.
  • Para arquivos permanentes, pastas permanentes próprias, como certidões, nota fiscal, consórcio…
  • Para documentos pessoais, pastas pessoais para cada membro da família.

E para quem gosta de dividir tudo por cores você pode brincar a vontade com as cores das pastas de acordo com o conteúdo de cada uma.

Para armazenar tudo isso também fica a seu critério, colocar as pastas em uma gaveta ou um armário, e se você optou por pastas de arquivo, você pode adaptar gavetas para encaixar as pastas, ou caso não tenha um armário ainda pode usar uma caixa de arquivo.

Elimine os papéis que puder

Procure aderir as contas digitais, eu reduzi em noventa por cento os papéis que tenho que armazenar depois que passei tudo para o digital, o que facilita demais a vida, hoje só recebo duas contas mensais pelos correiros.

Mas não esqueça de armazenar no computador, ou em um HD externo tudo o que for precisar.

Repita

Agora é só continuar a guardar os novos papéis que forem chegando e armazená-los conforme o método que você se adaptar melhor.

Compartilhe:

Posts Recentes