Miss Davy

3 Coisas que Você Precisa saber Antes de Começar a Plantar

Ter plantas em casa, melhora o ar do ambiente, deixa a casa com mais vida, além de decorar todos os ambiente de uma forma bem natural e sustentável.

Mas se você nunca cuidou de uma planta antes, saiba que é preciso ter um certo cuidado antes mesmo de plantá-las, para que elas possam ter uma longa vida na sua casa. Para isso separei 3 cuidados básicos pré-plantio para que tudo dê certo!

Pense no tamanho

Existem algumas plantas de pequeno porte que vão continuar do mesmo tamanho que você comprou para sempre, porém existem também aquelas que irão crescer e não vão caber mais naquele vaso lindo que você comprou junto com a muda.

Por isso, assim que você pensar em adquirir uma mudinha informe-se sobre a planta, até qual porte ela pode chegar e qual o melhor local para plantá-la.

Até porque plantar uma muda em um local grande é melhor e bem mais fácil do que ter que mudar aquela planta enorme para outro espaço.

Outra questão que você deve lembrar é se essa planta vai crescer para cima ou para o lado?

Isso é essencial no momento do plantio para que o seu jardim não fique visualmente bagunçado.

Procure deixar um espaço para que cada planta cresça sem atrapalhar as outras, pois isso pode ser prejudicial para todas.

Observe as espécies

Cada tipo de planta possui uma necessidade específica, algumas precisam do sol, outras preferem a sombra, algumas precisam de água com frequência outras nem tanto, e por isso esse é outro cuidado que deve ser analisado com calma quando você for escolher sua planta.

Pense onde irá colocá-la, é dentro de casa, no jardim, na varanda, bate sol, pega chuva?

Pense também no seu próprio estilo de vida, você tem tempo para cuidar das plantas todos os dias? Ou só algumas vezes por semana?

Tudo isso deve ser observado antes, para que a sua planta cresça e se desenvolva da forma mais saudável possível.

A base de tudo

Hora de pensar na terra!

Para cada tipo de planta também existe uma terra ideal, mas para a grande maioria vale a regra do terço, que é basicamente 1/3 de areia, 1/3 de terra comum e 1/3 de composto orgânico.

Mas tudo isso você pode comprar prontinho na floricultura, onde certamente você encontra o substrato certo para a sua muda.

Na hora de colocar a planta no vaso, se for o caso, é preciso pensar no acúmulo de água que pode fazer com que as raízes apodreçam no vaso. Então procure colocar argila expandida no fundo, tomando cuidado para não tampar totalmente a saída da água.

Assim com a terra bem preparada e a argila expandida (caso você opte por uma planta de vaso), a sua plantinha vai poder ter uma absolvição melhor dos nutrientes e da água.

Compartilhe:

Posts Recentes