Como plantar Tomilho

O tomilho é aquele ingrediente não tão famoso, mas que precisa estar presente na sua horta!

Com um sabor um pouco picante e um aroma maravilhoso, ele pode ser encontrado em três variedades o tomilho comum, o limão e o rastejante. A maior diferença está nas folhas, pois as do comum são um pouco menores e o aroma do limão tende a ser mais cítrico. E quanto ao cultivo o cuidado deve ser basicamente o mesmo.

Assim como o alecrim o tomilho é uma planta mediterrânea, e aromática, servindo não apenas como tempero, mas também como erva medicinal. Outra característica semelhante destas duas plantas é o cultivo, pois ambas requerem poucos cuidados.

DICA!
Para que o tomilho se destaque ainda mais na cozinha, deixe as folhas secarem antes de acrescentar na comida!

Onde plantar?

O tomilho precisa de muita luz para se desenvolver, para isso procure deixá-lo exposto ao sol de quatro a seis horas por dia, sempre tomando cuidado com os períodos de chuva, já que ele não requer, depois de desenvolvido, muitos cuidados.

É uma planta que pode ser colocada tanto em vasos pequenos, por ser uma planta de pequeno porte, ou no jardim mesmo.

Hora de plantar!

Apesar de ser uma planta que não requer muita água, no momento do plantio é necessário que o solo esteja úmido e assim permaneça até que ela crie raízes no novo ambiente.

E o solo por sinal deve ser mais arenoso ou calcário, para favorecer a drenagem da água, o que ajudará no desenvolvimento da planta.

Quando preciso regar e adubar?

O tomilho não precisa de muita água, por isso o ideal é que você sempre de uma conferida na terra dele para ver se já está seca para então molhar novamente.

Já para a adubação recomenda-se que seja feita com adubo orgânico a cada 40 dias.

Quando vou poder colher?

Você poderá colher de 60 a 90 dias depois do plantio, porém para que se aproveite os óleos do tomilho recomenda-se a colheita após a floração, e aliás fique atenta a as flores porque elas também são comestíveis!

Compartilhe:

Posts Recentes