Quem não gosta de acrescentar um alecrim na receita só para dar um gostinho a mais?! Ou até mesmo fazer aquele chá medicinal!?
E que tal parar de comprar alecrim embalado ou até mesmo fresco na feirinha e começar a produzir em casa mesmo?!
Ter o alecrim em casa, fresquinho, pode ser uma mão na roda, quando você está cozinhando, além é claro de ser uma planta que quando floresce fica ainda mais bonita, sendo inclusive cultivada como planta ornamental.
E não se preocupe, se você não leva muito jeito com plantas, o alecrim é uma daquelas plantinhas que não precisam de muitos cuidados.
No frio ou no calor?
Quanto ao clima o alecrim prefere o tropical e temperado, mas pode ser cultivado em outros desde que não sejam super extremos.
E quanto maiores e mais velhos, mais resistentes são as mudanças climáticas.
Já quanto a luz o alecrim ama uma boa luz solar, por isso você deve deixá-lo exposto diretamente por pelo menos umas três ou cinco horas por dia.
Onde plantar?
Como o alecrim é uma planta de origem mediterrânea ela é muito resistente, porém no início do plantio você vai precisar ter alguns cuidados bem básicos.
Primeiramente, até que a planta crie raízes no novo ambiente, o que deve levar aproximadamente uns dois meses, o solo deverá permanecer úmido. Depois que a planta já estiver bem desenvolvida aí sim ela poderá ter uma irrigação menos frequente.
O solo deve ser areno-argiloso, leve, bem drenado e com pH neutro ou pouco alcalino, entre 7 e 7,8.
Você sabia?
O alecrim tem mais aroma e sabor quando cultivado em solos pobres em nutrientes, e que não retêm muito a água.
Hora de plantar!
Na hora de plantar fique atenta ao espaço disponível para planta, pois o recomendado é de oitenta centímetros em relação a outras plantas, quando plantadas diretamente no solo, ou caso prefira vasos, opte pelos grandes ou médios.
Porque apesar da mudinha ficar linda em um vaso pequeno, lembre-se que a planta vai crescer!
No momento do plantio observe que o solo deve estar úmido, permanecendo assim até que a planta enraíze.
Se for plantar através de sementes saiba que o processo de desenvolvimento é mais demorado, já se for por mudas o ideal é que sejam feitas quando atingirem de 15 a 20 cm de altura.
Quando preciso regar?
O alecrim é uma planta muito resistente, depois de enraizada ela consegue aguentar até uns três dias sem irrigação, mas não se esqueça dela viu?!
Assim, no início enquanto a planta é jovem o solo deve permanecer úmido porém à medida que a planta vai se desenvolvendo a rega deve diminuir, pois o alecrim não gosta de solos encharcados. Por isso, muita atenção a época de chuva!
Posso podar?
A poda não é muito essencial para a saúde do alecrim, sendo possível o corte apenas para manter o formato.
Quando vou poder colher?
Essa é a melhor parte!
Após 90 dias contados do início do plantio, você já poderá colher o alecrim e levar para a panela! Porém, o ideal é que você comece a colher após 2 ou 3 anos, sim anos! Assim que a planta já estiver bem amadurecida.